top of page
pôr do sol
Âncora 1

Assuntos de psicoterapia

Existem questões recorrentes que surgem no setting terapêutico e trago algumas delas, destacando que todas se atravessam em alguma medida, estando separadas aqui apenas em caráter didático.

Assuntos de Terapia

Existem questões recorrentes que surgem no setting terapêutico e trago algumas delas, destacando que todas se atravessam em alguma medida, estando separadas aqui apenas em caráter didático.

Repetição de padrões familiares

Você se pega agindo igual a alguém que tanto critica? Ou percebe que padrões familiares negativos se repetem e são perpetuados, como tragédias, dívidas, doenças, traições, vícios?

Existem desordens sistêmicas que mantêm o sofrimento de geração em geração. Nossos pais, avós, bisavós, tataravós, fizeram o seu melhor possível, em algum momento as antigas crenças foram necessárias mas agora se tornam um grande impedimento para o fluxo da vida.

 

Se você se abrir, tudo isso pode ser olhado, alinhado e liberado, para que você se permita levar a sua família a um lugar mais saudável a partir de agora. 

Repetição de padrões familiares
Como está sua criança interior?

Criança Interior

Como está sua criança interior? Espontânea, leve, risonha, criativa? Ou insegura, sozinha e paralisada pelo medo?

Podemos dizer que a criança interior é a dimensão que representa nossas sensações e dores mais primárias, registradas entre a gestação até cerca dos 7 anos de idade, e definem nossas tendências e padrões de sentir, pensar e agir.

A cisão entre nosso “eu adulto” e nosso “eu criança” formam um “falso eu”, tornando-nos disfuncionais nas relações e travando nossa vida em vários aspectos pois esta criança ferida assume o controle de forma impulsiva, reativa e infantilizada.

Já a conexão e integração destas duas dimensões nos dá potência de vida, onde quem comanda é um “eu inteiro”, uma pessoa que pode ser vulnerável e forte ao mesmo tempo, com autocuidado, autoaceitação e autorresponsabilidade.

Doenças

Sabia que as doenças são nossas aliadas? 

Nosso corpo é um sistema dinâmico e todas as variáveis - psíquica, alimentar, hormonal, ambiental, metabólica, energética, vibracional - vão interferir umas nas outras.

As doenças surgem para denunciar o desequilíbrio entre estas variáveis e nos convidam a olhar para a verdadeira causa dos nossos problemas, individuais e sistêmicos, facilitando o processo de autocura.

Sabia que as doenças são nossas aliadas? 
Dependência Emocional

Dependência Emocional

Você faz escolhas pensando nos outros, vive engolindo sapo, diz sim para tudo e todos? Ou sente-se um fracasso e aceita um relacionamento abusivo?

Depêndencia e codependência emocional são duas faces da mesma moeda que atravessa gerações, sendo aprendidas nos relacionamentos familiares.

 

É uma dinâmica disfuncional, mais comum e complexa do que se pensa, que distorce a relação que você tem consigo e com os outros, gerando e mantendo relações tóxicas em todos os seus contextos: familiares, de namoro, casamento, sociedades, amizades e no trabalho.

Sobrepeso e Obesidade

Você faz tudo certinho mas não consegue emagrecer? Ou consegue por um tempo e depois perde o controle novamente, com sentimento de fracasso e culpa? 

Nosso corpo tem uma linguagem simbólica e o sobrepeso tem Função Emocional, sendo uma resposta biológica a um conflito psíquico. 

É fundamental entender qual ou quais fatores emocionais - proteção, destaque e força - estão originando ou mantendo a sua alteração de peso para que, em conjunto com os demais fatores associados, como alimentação, atividade física e regulação hormonal, você tenha êxito e conquiste mais saúde e autoestima de forma duradoura.

Sobrepeso e obesidade tem função emocional
Crises de Ansiedade

Crises de Ansiedade

Uma crise de ansiedade ou de pânico pode ser assustadora e variar em grau e intensidade, podendo tornar alguém disfuncional, porque gera medo e uma imensa sensação de vulnerabilidade.

 

Saber identificar os gatilhos e aprender os manejos específicos traz muitos benefícios na construção de autoconfiança para o enfrentamento de crises, melhorando a convivência social e a capacidade para estudar e trabalhar.

Logo, logo...

Mais questões que levam as pessoas a buscarem um psicólogo e que emergem no processo de psicoterapia.

 

Fique à vontade para me enviar sugestões através do botão abaixo!

Logo, logo mais assuntos de terapia.
bottom of page